TV 4K é a tecnologia de televisão mais avançada disponível atualmente

O que é TV 4K

A indústria de televisores é uma das maiores dentro do ramo tecnológico, e é a que apresenta maiores mudanças ano após ano. A corrida para conquistar o mercado de telas é interminável, e as marcas se superam para criar produtos inovadores e melhorias substanciais.

Inicialmente, a busca era para criar a maior tela possível, depois a resolução mais eficaz com a melhor tecnologia possível.

É por isso que neste artigo vamos revisar os conceitos básicos do que é uma TV 4K para que você possa fazer uma escolha informada.

O que é a resolução de uma televisão?

É nada mais nada menos que o número de pixels que uma tela pode exibir. Este número é obtido multiplicando o número de linhas e colunas de pixels.

resolução de uma televisão

As resoluções mais comuns encontradas no mercado são: HD (720p), Full HD (1080p), Quad HD (1440p), 4K ou Ultra HD (2160p) e 8K ou Full UHD (4320p). Quanto maior a resolução, maior será a qualidade da imagem, porque há mais nitidez e menos distorções.

O que é a resolução 4K?

4K ou Ultra HD é a resolução que tem 3840p x 2160p, ou seja, quatro vezes maior que a resolução dos equipamentos Full HD.

Quanto mais pixels tiver, mais nítida será a imagem formada. Os pequenos pontos que formam a imagem são imperceptíveis, portanto, os detalhes são melhor apreciados.

Quais são as diferenças entre 4K e outros modelos?

A diferença entre uma tela com resolução 4K e outra Full HD é a quantidade de pixels, e portanto a qualidade da imagem.

Em duas TVs de 49 polegadas, uma Full HD e a outra 4K, a primeira terá dois milhões de pixels, enquanto a de 4K tem oito milhões de pixels.

Essa diferença na quantidade de pixels é o que determina a qualidade da imagem criada.

Ter mais pixels consome mais energia?

Não necessariamente, junto com o desenvolvimento da resolução 4K, a tecnologia de iluminação avançou para otimizar o consumo de energia e prolongar a vida útil dos equipamentos.

Vantagens das telas 4K

A principal vantagem deste tipo de resolução é a qualidade da imagem obtida. Os detalhes podem ser visualizados melhor com imagens mais nítidas.

A outra vantagem é que você pode desfrutar dos gráficos de um jogo, ou de alguns filmes que foram projetados para serem exibidos nessa qualidade de resolução.

Também é possível encontrar TVs de resolução 4K a bons preços, pois a resolução 8K é a que agora atrai todos os olhares do mercado.

Desvantagens das telas 4K

Uma das desvantagens em relação a outras tecnologias, como as de Full HD, é o seu preço. Eles são mais caros em comparação, mas as diferenças na qualidade da imagem valem a pena.

Outra desvantagem é que, apesar de ser uma tecnologia relativamente nova, já tem seu sucessor, que é a resolução 8K.

Preços das telas 4K

Como mencionado, hoje em dia, as telas com resolução 4K são mais acessíveis do que quando foram lançadas no mercado.

Uma das razões é que o surgimento da resolução 8K é a grande inovação do momento e todos os fabricantes estão focados em comercializá-la.

É por isso que é possível encontrar no mercado TVs de grande tamanho e resolução 4K a preços realmente baixos.

Vale a pena comprar uma TV com resolução 4K?

A resposta definitiva para esta pergunta é sim. Atualmente, os conteúdos estão sendo gravados nesta resolução e é a que melhor aproveita a qualidade da imagem.

Em um futuro próximo, a televisão aberta também transmitirá a programação nesta resolução e poder desfrutar desses conteúdos a partir de casa pode ser um ótimo plano para o fim de semana.

E embora já esteja disponível uma tecnologia mais avançada como o 8K, a resolução 4K continua sendo uma excelente opção para desfrutar de todo tipo de conteúdo nesse padrão.

Conclusão

As tvs com resolução 4K são uma ótima alternativa ao escolher uma nova TV, graças à alta qualidade de imagem que oferecem e à nitidez que se consegue nesse tipo de dispositivo.

Os conteúdos atuais são projetados com base na resolução 4K e hoje são a melhor opção para reproduzi-los. Além disso, é possível encontrar TVs com resolução 4K a muito bons preços no mercado, por isso podem ser uma opção mais do que interessante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *