Qual é a melhor bicicleta, elétrica ou motorizada? Descubra as diferenças
As bicicletas são um meio de transporte que oferece inúmeros benefícios: além de aproveitar do ar livre, permitem relaxar do estresse do trânsito urbano, fazer atividade física, economizar tempo e dinheiro, e colaborar com o cuidado do planeta.
As bicicletas elétricas e motorizadas, são veículos híbridos que funcionam como as bicicletas tradicionais, mas que oferecem algumas vantagens mais interessantes.
Por exemplo, as vantagens da bicicleta motorizada residem, principalmente, na possibilidade de abastecê-la em qualquer posto de gasolina e na velocidade que podem atingir.
Semelhanças e diferenças entre as bicicletas elétricas e motorizadas
Ambas funcionam como a melhor alternativa de mobilidade urbana; permitem liberdade de movimentos, exigem pedaladas (nestes casos com menor intensidade) e são seguras e ágeis.
A diferença fundamental reside no fato de que a bicicleta elétrica funciona devido à sua bateria recarregável e a motorizada utiliza um motor que é alimentado por combustível, motivo pelo qual é um pouco mais rápida.
Quais são as diferenças entre as fontes de energia?
Baterias
A autonomia de uma bicicleta varia em função da bateria (sua fonte de energia), que pode ser de chumbo ou de lítio. As baterias de chumbo demoram mais para carregar, são mais baratas, mas mais pesadas e sua vida útil é mais curta. As de lítio são mais leves e requerem menor tempo de recarga (entre 2 e 6 horas).
Motores
É a potência do motor que influencia no desempenho da bicicleta. O motor é ativado automaticamente e gera o impulso necessário para circular. São recomendados os motores de 250 Watts porque garantem um bom desempenho.
Bicicletas elétricas
A bicicleta elétrica é considerada um meio de transporte prático e saudável de uso no Brasil e no mundo, devido a que permite percorrer longas distâncias em pouco tempo, sem fazer um esforço excessivo.
A não utilização de combustível é uma grande vantagem econômica e ecológica, pois, por um lado, economiza-se dinheiro e, por outro, evita-se a liberação de carbono na atmosfera.
A bateria pode ser carregada em qualquer tomada, e, caso não seja possível fazê-lo, a bicicleta pode ser utilizada como uma convencional.
Tipos de bicicletas elétricas
De montanha
Os modelos de montanha são valorizados pelo conforto e facilidade de uso. As MTBs são ideais para subir e descer, percorrer caminhos íngremes e irregulares com ajuda extra.
Urbanas e dobráveis
Os modelos urbanos (a maioria com cestos para compras) são cada vez mais utilizados no dia a dia; inclusive, o modelo urbano dobrável é muito requisitado pois pode ser combinado com outros meios de transporte e é fácil de levar de um lugar para outro e de guardar em qualquer lugar.
Rotina saudável
Outra vantagem das bicicletas elétricas tem a ver com a saúde, já que o fato de pedalar com assistência oferece a possibilidade de fazer atividade física para aqueles que não podem lidar com muito esforço físico. Além disso, fortalece os músculos das pernas e evita a transpiração excessiva.
Bicicletas motorizadas
Se bem existem inúmeros modelos e marcas disponíveis no mercado, antes de escolher nosso transporte alternativo, devemos considerar o tempo de uso, a finalidade, o orçamento mas, principalmente, prestar especial atenção à duração das baterias (no caso das elétricas), o tipo de motor (nas motorizadas) e, obviamente, às regras de trânsito.
Para garantir a segurança e promover a consciência de saúde no trânsito, o código de trânsito brasileiro estabelece uma velocidade máxima de 25km/h com uma potência máxima de 250W, e requer a incorporação de um dispositivo que impeça o motor de exceder a velocidade permitida.
Freios
Um fator importante para a segurança são os freios. Atualmente, são utilizados três tipos: de tambor (duráveis, embora seu desempenho seja baixo); tipo V (mais rápidos e progressivos, são o modelo mais usado) e de disco (são os melhores, potentes e eficientes em caso de chuva).
É permitido andar na chuva com uma bicicleta motorizada?
É sugerido não sair com chuva, mas no caso de ser necessário, recomenda-se tomar precauções como usar roupas adequadas, reduzir a pressão dos pneus para facilitar a aderência, diminuir a velocidade e frear em terrenos molhados.
Resistência à água
Para garantir uma boa resistência à água, é preciso optar por um modelo que possua um design de chassi alto e equipado com uma bateria recarregável projetada especialmente para evitar infiltrações de água.
Bicicleta, um meio de transporte sustentável
A tecnologia sustentável busca a redução dos recursos naturais. Trata-se de reutilizar, reciclar e conservar. Comprometidas com o cuidado do meio ambiente, as bicicletas elétricas podem ser carregadas com fontes renováveis de energia (placas solares, fontes eólicas), que reduzem a pegada de carbono e colaboram com o equilíbrio ecológico.
Conclusões
Hoje em dia, o ciclismo já não é exclusividade dos esportistas. As bicicletas, nas suas novas versões, vieram para ficar e ser o meio de transporte mais adequado para os tempos atuais, porque beneficiam a saúde e cuidam do ambiente. Além disso, seu custo-benefício é ótimo.
Deixe um comentário