Monitor ou TV? Qual é a melhor opção para jogos

Monitor ou TV para jogos

A prática do gaming tem crescido fortemente na última década. Principalmente entre adolescentes e jovens que interagem com videogames, não de forma recreativa, mas também que, em muitos casos, o fazem de maneira profissional e como meio de subsistência econômica, competindo com adversários de todo o mundo e ganhando dinheiro como prêmio ou de patrocinadores.

Nesse cenário, os chamados gamers buscam otimizar seus equipamentos para melhorar seu desempenho e performance, com consoles e computadores cada vez mais sofisticados e vários acessórios complementares.

Se a pergunta é, monitor ou Smart TV?, a seguir, vamos percorrer as características de cada um e suas diferenças, vantagens e desvantagens na hora de jogar.

Prestações diferentes, experiências diferentes

As dimensões de uma TV e a possibilidade de jogar do conforto de um sofá macio tornam essa opção muito atraente para os fãs ou profissionais de videogames. No entanto, o monitor costuma oferecer funções especificamente pensadas para a experiência gamer, atraindo uma grande parcela de jogadores.

Prestações diferentes, experiências diferentes

Por outro lado, a indústria dos videogames evolui constantemente. Os jogos são cada vez mais rápidos e dinâmicos. Eles exigem cada vez mais dos consoles, computadores e telas, e por sua vez, as telas de alto desempenho devem ser compatíveis com os equipamentos para fornecer uma boa experiência de visualização.

Ou seja, que a complexidade do jogo deve corresponder à do console ou PC, e estes, com o monitor ou TV que reproduz as imagens. Um monitor costuma ser mais barato que uma smart TV. Mas esta última também pode ser usada para assistir a programas, séries e filmes.

Monitor ou TV: características a considerar antes de comprar

As preferências do jogador em relação à distância da tela

Alguns gamers preferem jogar perto da tela, então um monitor colocado sobre uma mesa ou escrivaninha seria a melhor opção para esse tipo de usuário. Ainda mais, considerando as alternativas em termos de tamanho e tecnologias dedicadas a prevenir ou aliviar a fadiga visual, comum ao passar muitas horas na frente da tela.

Do outro lado estão aqueles que gostam de jogar a uma distância considerável da tela. Para este perfil de jogador a televisão é a alternativa ideal.

As dimensões do espaço

Na hora de comprar uma televisão é crucial considerar as dimensões do ambiente onde vamos colocá-la e desfrutá-la. E este critério também se aplica quando se vai usar para jogar. Se o gamer tem o console ou o computador instalado em seu quarto, com medidas limitadas, o ideal será que opte por um monitor, já que não tem espaço suficiente para jogar "à distância" em frente a uma televisão.

Por outro lado, se reproduz os videogames em uma ampla sala de estar. Terá a possibilidade de escolher uma televisão de grande tamanho e obter uma excelente experiência a uma distância considerável da tela, sem mencionar que também poderá ser usada para desfrutar de outros tipos de conteúdos audiovisuais.

A compatibilidade com o console ou PC

Embora a compatibilidade entre os consoles e as Smart TVs não apresente muitos problemas, as mais novas são muito potentes e oferecem uma velocidade de visualização muito mais alta que as versões anteriores. E os monitores mais modernos costumam oferecer taxas de atualização mais altas que as televisões, ou seja, capazes de reproduzir um maior número de quadros por segundo.

A compatibilidade com o console ou PC

No mercado são vendidos mais monitores que superam os 100 Hz que televisores inteligentes. Além disso, as últimas placas de vídeo são adequadas para DisplayPort. Uma porta incorporada em muitos monitores, mas em poucas televisões.

A resolução da tela

Este critério não tem a ver só com a resolução das imagens que são reproduzidas, mas também com o desempenho do PC ou console, porque quanto menor a resolução, menos esforço exige do equipamento, e este pode reproduzir mais quadros por segundo.

Dito isto, as resoluções intermediárias Full HD e 4K funcionam melhor em monitores do que em televisões, já que a maioria deles pode oferecer maior taxa de atualização que uma TV, entre 1.440p e 120 Hz. Então, se o gamer interage com jogos com resolução 4K e mais de 60 Hz de quadros, deve optar por um monitor. As televisões deste tipo são difíceis de encontrar e mais caras.

Recursos e acessórios

Na busca por otimizar a experiência gamer, evitando interrupções na visualização e otimizando o dinamismo, o mercado lança recursos tecnológicos constantemente, como Nvidia G-Sync ou AMD FreeSync.

E, embora possam estar disponíveis nas televisões mais modernas, com certeza, a disponibilidade é notavelmente maior nos monitores, ainda naqueles não tão modernos.

Vale ressaltar que com o objetivo de atrair os usuários de gaming, a indústria incorporou nas televisões recursos para serem compatíveis com os últimos consoles e ferramentas que permitem jogar diretamente do dispositivo, só com conexão à internet e uma ligação sem fio como Bluetooth.

Conclusão

O monitor é ideal para quem:

  • Gosta de jogar perto da tela,
  • Tem um espaço físico reduzido,
  • Tem menos orçamento para investir,
  • Tem um computador sofisticado,
  • Joga a nível competitivo e/ou profissional.

A televisão é ideal para quem:

  • Prefere jogar longe da tela,
  • Tem um espaço amplo,
  • Pode investir mais dinheiro,
  • Vai usá-la também para desfrutar de plataformas de streaming.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *