O que você precisa de saber ao escolher pneus

O que você precisa de saber ao escolher pneus

Antes de escolher um pneu novo, é importante considerar diversos fatores, como o tamanho, as diferentes marcas, durabilidade, até mesmo o clima local, ou a possibilidade de optar por um pneu que não seja da marca original.

A seguir, alguns conselhos para escolher os pneus certos para seu veículo.

Como saber se um pneu é de boa qualidade

Como saber se um pneu é de boa qualidade

Os aspectos a considerar para saber se um pneu é de boa qualidade são:

  • Índice de carga do pneu: esse é um fator relevante, dependendo do uso pretendido para o veículo, e afeta a segurança da condução. Nunca é aconselhável usar um tamanho inferior ao indicado para cada modelo de veículo.
  • A data de fabricação do pneu: é também outro aspecto importante para considerar. Se trata de um código que deve ser indicado em cada pneu. Além disso, ajuda a conhecer seus fabricantes, se o pneu é de marcas de pneus importados ou de marcas de pneus nacionais. Esse aspeto deve ser considerado para conhecer seu prazo de validade.
  • Gama de velocidades: A gama de velocidades do pneu é também importante para verificar, para garantir uma frenagem segura e saber os limites mínimo e máximo permitidos para o veículo. É aconselhável seguir as recomendações do fabricante.
  • Pneu de inverno ou de verão: A distinção entre pneus de verão e inverno é feita com base na composição e essa informação é indicada no próprio pneu. A estrutura do pneu de inverno é projetada para evitar acúmulo de gelo e derrapagem. Ter ambos os tipos de pneus e usá-los nas estações apropriadas é ideal. O desenho das ranhuras do pneu pode variar, inclusive em marcas de pneu importadas da China.
  • Garantia: É importante saber a garantia oferecida para um pneu, pois isso determina o período durante o qual você pode buscar assistência. A garantia nem sempre coincide com a garantia do veículo, pois é contada a partir da data de fabricação do pneu.

Marca de pneu mais popular no Brasil

Pneus DUNLOP

No ranking melhores marcas de pneus no Brasil, serão consideradas as principais marcas com maior peso no mercado, dando relevância às melhores marcas de pneus 2023.

  1. Pneus DUNLOP: Considerado o melhor pneu de chuva do mundo, recomendado para regiões com muita chuva, com excepcional aderência em terrenos molhados.
  2. Pneus GOODYEAR: Altamente recomendados para veículos comerciais, proporcionam boa aderência em situações de emergência e curvas, além de garantia estendida.
  3. Pneu YOKOHAMA: Destinados a maior durabilidade e economia de combustível em carros.
  4. Pneu CONTINENTAL: É a marca de pneus preferida da fábrica da Mercedes Benz, o seu preço no mercado é médio em comparação com outras marcas e é considerado o pneu mais silencioso.
  5. Pneu PIRELLI: A melhor alternativa para veículos urbanos, e também para estradas não pavimentadas, com um desempenho de frenagem excepcional.
  6. Pneus MICHELIN: Aparece não só como número um nas classificações nacionais, mas também nas classificações mundiais, com grande aderência. É um pneu muito equilibrado e com uma durabilidade considerável, pelo que, em termos de marcas de pneus mais vendidas a MICHELIN assume a liderança.Todas as marcas acima mencionadas estão presentes tanto nos pneus para automóveis como nos pneus para motocicletas.

É aconselhável misturar pneus de marcas diferentes?

Embora seja permitido usar pneus de marcas deferentes no mesmo veículo, é sempre aconselhável ter as mesmas medidas e características, o que ajudará a manter a estabilidade do veículo.

Algumas das especificações técnicas mencionadas, como a aderência, a durabilidade, a resistência, o clima, etc., variam de um pneu para outro, e mais ainda de uma marca para outra, porque algumas empresas são mais especializadas em melhorar determinadas condições do que outras.

É aconselhável misturar pneus de marcas diferentes

Por todas essas razões, ao trocar um pneu, é recomendável escolher um da mesma marca que os pneus restantes ou, se desejar mudar de marca, substituir todos os pneus.

Outros detalhes relevantes para a escolha dos pneus

  • Desgaste da banda de rodagem: O código de desgaste da banda de rodagem, definido pelo fabricante do pneu, indica a resistência do desgaste. Quanto maior esse valor, maior é a composição do pneu, o que pode afetar a aderência e a adaptação às condições da pista.
  • Largura dos pneus: Pneus mais largos podem oferecer mais aderência, mas se forem muito finos, podem causar danos à roda do veículo a longo prazo.
  • Pressão dos pneus: A pressão dos pneus de um veículo está indicada no próprio veículo, na porta do condutor, no interior da tampa do depósito de combustível ou no manual do proprietário. Essas especificações são para pneus frios. Caso os pneus já tenham sido usados, a pressão deve ser ajustada conforme os quilômetros percorridos.

Aplique estas dicas e informações quando pensar em trocar os pneus do seu veículo, ou quando quiser fazer uma revisão completa, saber sobre pneus é saber mais sobre seu veículo, não se esqueça disso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *