Como encontrar a fonte de alimentação ideal para o seu PC

fonte de alimentação ideal para o seu PC

Hoje em dia, muitas pessoas usam computadores. Afinal, esse dispositivo tecnológico nos permite manter contato com pessoas do mundo todo, escrever e-mails, trabalhar e estudar, relaxar com uma boa série ou um bom jogo, entre muitas outras coisas.

É isso mesmo, muitas pessoas usam computadores. No entanto, poucas conhecem os componentes desse dispositivo, como escolher, como melhorar seu desempenho e assim por diante. Por isso, neste artigo, queremos ampliar seu horizonte de conhecimento, informando tudo o que você precisa saber sobre fonte de alimentação para PC.

Mais especificamente, falaremos sobre como escolher a fonte de alimentação perfeita para o seu computador, como medir essa fonte usando uma calculadora de potência, quais dicas levar em consideração e muito mais.

Se você quiser saber mais sobre o assunto para evitar problemas relacionados à energia e otimizar o desempenho do PC, continue lendo. Garantimos que você não se arrependerá. Pelo contrário, você adquirirá o conhecimento necessário para levar seu computador ao próximo nível.

Como escolher a fonte de alimentação ideal para o seu PC

fonte de alimentação

Primeiramente é pertinente esclarecer o que é exatamente uma fonte de alimentação. O nome em inglês é power supply. É um dispositivo que serve para converter a corrente que vem da rede elétrica em um tipo de energia adequada aos diferentes componentes de um sistema eletrônico. Geralmente transforma corrente alternada em corrente contínua.

Assim, a fonte de energia pode ser interna e externa. Isto depende se está ou não integrado no dispositivo em que opera. A capacidade da fonte é medida em watts e é relativa ao próprio dispositivo.

Além disso, a fonte de alimentação possui uma variedade de aplicações muito úteis. Estamos nos referindo a hardware, servidores, roteadores, sistemas de transmissão, equipamentos de laboratório, sistemas de suporte à vida, etc.

A questão que devemos responder, portanto, é a seguinte: como escolher a fonte de alimentação correta? Deve ser o caminho certo para o seu sistema. Essa tarefa parece árdua, mas é mais simples do que parece.

Para escolher uma fonte de alimentação adequada ao seu sistema, você deve calcular a potência necessária para suportar cada um dos componentes do computador. Feito isso, é fundamental que você verifique a eficiência energética da fonte.

Além disso, há dois dicas úteis que gostaríamos de dar. A primeira é comprar uma fonte só se ela for de uma marca confiável. A segunda está ligada à primeira, pois uma vez decidida a marca, temos que revisar as avaliações dos usuários. Se forem positivas, você pode prosseguir com a compra sem a menor preocupação.

Qual é a potência da fonte do PC e como calcular

Agora sabemos como escolher a fonte correta, mas surge outra dúvida: como calcular a potência da fonte para o PC? Antes de responder a essa pergunta, devemos entender o que é fonte de energia.

Estamos nos referindo, como o próprio nome indica, à potência da fonte de alimentação do PC. Por um lado, temos a potência máxima que se refere à quantidade de energia que a PSU gera em curtos períodos de tempo. Por outro lado, potência contínua se refere à energia que a PSU gera regularmente.

Esse poder pode ser calculado, mas como? É de extrema importância somar a potência de todos os componentes presentes no equipamento. Para isso, existe a opção de utilizar uma calculadora de potência ou consultar as especificações técnicas de cada componente para poder realizar o cálculo.

Além disso, outro fator a considerar é que a potência pode ser medida em termos absolutos, ou seja, calculando a capacidade de processamento do PC, mas também tem uma correlação com o uso que será dado ao dispositivo. Portanto, se o uso for mais exigente, é necessário ter muito mais potência do que se for mais para escritório e uso casual.

Dicas úteis para evitar problemas de energia e melhorar o desempenho do seu PC

fonte de alimentação do PC

Além do que já foi desenvolvido até agora, gostaríamos de compartilhar com você algumas dicas para evitar problemas de energia e poder até melhorar o desempenho do seu computador. A seguir, tudo sobre isso.

  • Desativar programas de inicialização automática: como melhorar o desempenho do PC? Uma ótima maneira de fazer isso é desabilitar os programas que iniciam automaticamente. É um recurso útil para programas que você usa todos os dias, mas às vezes se aplica a outros que você praticamente nunca toca. Você pode modificar isso acessando o Gerenciador de Tarefas e leva apenas um minuto.
  • Desfragmentar o disco rígido: outro segredo para melhorar o desempenho do computador é desfragmentar o disco rígido para que os dados sejam reorganizados. Qual é a utilidade disso? Faz o Windows 10 acelerar. A velocidade melhora e a vida útil do disco também.
  • Desativar efeitos visuais: se você quer saber como evitar problemas de energia, é importante saber que desativar efeitos visuais é muito útil. Também aumenta o desempenho reduzindo animações, exibições de sombras e outros efeitos desnecessários.
  • Elimine programas desnecessários: Também não faz sentido deixar no seu PC um monte de programas e aplicativos que você não usa porque eles ocupam espaço na memória e afetam tanto o desempenho quanto a energia. Desinstalar leva apenas um segundo.

Se você seguir essas dicas, garantimos que não terá problemas de energia novamente, além de notar uma grande melhoria no desempenho do seu PC. São mudanças fáceis de incorporar, então o que você está esperando para começar a trabalhar?

Acrescentamos que você pode comprar um bom computador, bem como os diversos componentes, através do Mercado Livre. O site oficial é extremamente confiável, então você pode realizar a compra sem se preocupar.

No vasto catálogo você encontrará computadores desktop e notebooks. Existem alguns portáteis para jogos que nunca param de nos surpreender. Perfeito para jogar todos os tipos de jogos.

Para concluir, é importante lembrar que os notebooks para programação também estão na moda hoje. Por quê? São confortáveis de usar, muito práticos e funcionais; eles não deixam nada a desejar.

Conclusão

Agora você já sabe como escolher a fonte perfeita para o seu computador, como calcular sua potência, como evitar problemas de energia e melhorar o desempenho do computador, sem contar muitas outras coisas que com certeza serão muito úteis para você. Sucesso em seus projetos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *