Melhores Impressoras a Laser em 2024 | HP, Epson e mais

Melhores Impressoras a Laser em 2024

Descubra as melhores impressoras a laser do mercado e escolha a que melhor atenda às suas necessidades, buscando um equilíbrio entre custo e benefício. Comprar uma impressora não é fácil: tinta, laser, toner; todas elas são diferentes e, por isso, encontrar a que atenda às suas necessidades não é uma tarefa fácil.

É por isso que neste artigo você encontrará um guia para saber quais são os tipos de impressoras existentes, quais são as principais características e as marcas mais recomendadas para alcançar o equilíbrio desejado entre custo e benefício.

Além disso, você aprenderá todas as dicas de cuidados e manutenção, para ter a sua impressora sempre pronta para quando precisar usar. Não perca!

Quais são os tipos de impressoras existentes?

Como mencionado acima, existem várias opções de impressoras atualmente no mercado: impressoras a tinta (também conhecidas como jato de tinta), impressoras a laser, impressoras multifuncionais, impressoras 3D e algumas com tecnologias mais antigas, como as impressoras matriciais, entre outras.

As primeiras citadas, conhecidas como jato de tinta, possuem cartuchos de tinta e, geralmente, são as mais econômicas em um primeiro momento, pois quando os cartuchos precisam ser trocados, são caros.

Enquanto isso, as impressoras multifuncionais são aquelas que, além de fazer cópias, digitalizam e podem fotocopiar; já as impressoras 3D são as mais novas, usadas para recriar objetos tridimensionais a partir de padrões. Neste artigo, daremos ênfase especial às impressoras a laser.

Características de uma impressora a laser

As impressoras a laser são aquelas que usam esse tipo de tecnologia para imprimir. Elas podem ser feitas tanto em cores quanto em preto e branco. De modo geral, são compactas, embora também existam alguns modelos maiores para escritórios ou fotocopiadoras.

Essas impressoras são ideais para contextos em que são impressas grandes quantidades de texto, devido à velocidade e à qualidade dos detalhes, por isso são implementadas em escritórios.

Características de uma impressora a laser

Por último, essas impressoras costumam ser escolhidas por seu equilíbrio entre custos e benefícios: são econômicas no custo por página em relação a outros tipos de impressoras; têm maior capacidade de papel, o que exige recarga menos frequente; e têm outros tipos de conectividade, como Wifi, Ethernet, USB, de modo que não só funcionam com computadores, mas também podem ser conectadas a telefones celulares e outros dispositivos.

-          Outros recursos das impressoras a laser

Além disso, as impressoras a laser têm outras funcionalidades, como digitalização e cópia, assim como as impressoras multifuncionais; a possibilidade de fazer cópias frente e verso e também de imprimir em cores, se necessário.

Em resumo, esses tipos de impressoras não são só duráveis e confiáveis, pois tendem a quebrar menos do que outras tecnologias de impressão, mas também cumprem várias funções e são resistentes ao uso diário que pode ocorrer, por exemplo, em um escritório.

Como escolher uma impressora a laser?

A escolha de uma impressora não é uma tarefa fácil, especialmente quando há tantas opções disponíveis no mercado. Para poder tomar essa decisão, é importante ter informação e, assim, conseguir uma definição precisa em relação a seus usos e necessidades.

Uma das primeiras sugestões ao escolher uma impressora a laser é pensar nas necessidades e complexidades de uso que você precisa: por exemplo, se ela é mais para uso profissional ou se é mais para uso diário, pois isso afetará o volume de impressões; se você precisa que ela tenha uma ampla gama de cores ou se só pode ser em preto e branco; se é necessário ter uma boa reserva ou se você não imprimirá grandes volumes de papel.

Por último, é importante que, ao escolher uma impressora, você considere o orçamento que tem para esse investimento: isso pode afetar não só a decisão inicial, mas também os custos de substituição e manutenção do dispositivo, que geralmente são mais caros do que os iniciais.

-          Mais alguns pontos a serem considerados

Há outros detalhes aos quais você deve prestar atenção especial ao comprar uma impressora: por exemplo, a resolução de impressão (mais resolução, impressão mais nítida).

Além disso, é importante considerar a conectividade da impressora e possíveis funções adicionais, como modelos de digitalização ou cópia.

Por último, considerar outras opiniões, ou avaliações de usuários, pode ajudar você na decisão de escolher uma marca ou outra de dispositivo, além de conhecer o desempenho.

Melhores impressoras a laser em 2024

melhores impressoras a laser

Confira as melhores impressoras a laser disponíveis no mercado este ano:

1.    HP OfficeJet Pro 8022e

Essa é uma impressora desenvolvida pela Hewlett Packard (HP), que imprime, digitaliza, copia e envia fax em preto e branco e também em cores.

Ela tem capacidade de armazenamento de 35 folhas e capacidade de entrada de até 255 folhas, e a impressão duplex pode ser ativada automaticamente. Ela tem diferentes possibilidades de conectividade e vem com um manual de instruções para cuidados, manutenção e solução de problemas gerais.

2.    Epson Expression Photo XP-15000

Esse dispositivo Epson é ideal para impressão de fotos ou impressão em várias mídias, como CDs, DVDs e outros. Ele usa a tinta Claria Photo HD Ink com vermelho e cinza para obter imagens mais nítidas e com aparência profissional.

Ele pode ser conectado de várias maneiras, seja por Wi-Fi ou Ethernet, o que o torna útil quando você não tem o dispositivo por perto.

3.    Impressora fotográfica Canon PROGRAF PRO-300

Essa é uma impressora fotográfica profissional com qualidade e velocidade de impressão excepcionais.

Ela tem uma tela LCD para configurações e, como as outras opções, várias possibilidades de conexão.

4.    Brother MFC J4340DW

Essa impressora é ideal para uso multifuncional: pode ser usada como copiadora, scanner e aparelho de fax. Esse dispositivo pode ser usado com cartuchos originais e compatíveis, o que torna seu uso mais econômico.

Além disso, tem uma velocidade de impressão de 20 páginas por minuto quando usado no modo preto e branco e 19 páginas por minuto no modo colorido.

Dicas de cuidados e manutenção para uma impressora a laser

Para prolongar a vida útil do dispositivo e, assim, garantir um ótimo desempenho quando necessário, há algumas dicas de manutenção e cuidados:

-          Limpeza regular

Evite o acúmulo de poeira e detritos na impressora usando panos macios e secos na parte externa e escovas macias na parte interna para evitar o entupimento dos componentes internos.

-          Tenha cuidado ao trocar o toner

Substitua os toners apenas por originais e somente quando o manual de instruções indicar, para não afetar a impressão. Faça isso de acordo com as recomendações do fabricante para evitar manchas.

-          Evite a exposição a temperaturas ou umidade extremas

O ideal é colocar o dispositivo em um local limpo e seco, longe de uma fonte direta de calor, como o sol ou um aquecedor.

Conclusão

Agora que você conhece as opções disponíveis no mercado, escolha a impressora que melhor atenda às suas necessidades e exigências.

Não se esqueça das diferenças entre as funções e das sugestões de manutenção para que você esteja sempre pronto para quando quiser usá-la. Escolha a sua e compre agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *