Como medir quadro de bicicleta

Como medir quadro de bicicleta

Escolher uma bicicleta ideal é uma tarefa complicada, principalmente para os iniciantes ou aqueles que estão apenas começando na disciplina.

Há muitas coisas a considerar, especialmente em um mercado tão amplo e competitivo.

As perguntas que surgem como primeira aproximação ao tema são: qual o tamanho do aro é adequado, qual o tamanho do quadro ou estrutura, os componentes e acessórios que devem estar presentes.

Enfim, uma série de dúvidas que surgem ao se mergulhar em uma disciplina tão ampla quanto fascinante, e que não é mais nem menos do que o que acontece com outros esportes.

Neste post, nos concentraremos no tamanho do quadro, nas opções disponíveis no mercado e na maneira correta de escolher o que melhor se adapta a cada usuário.

Não sem antes mencionar que um quadro ajustado ao ciclista certo permitirá maior prazer e conforto ao pedalar e realizar a prática.

Medidas dos quadros

Embora a maioria dos quadros venha com a medida em algum adesivo ou em relevo, é possível fazer uma medição para conhecer esse dado.

Nas bicicletas de velocidade ou de corrida, mede-se a distância que existe desde o centro do eixo do pedivela até a junção entre o tubo vertical e horizontal do quadro.

Nas bicicletas de montanhismo, a medida é em polegadas e é obtida medindo desde o eixo do pedivela até a parte superior do tubo horizontal do quadro.

Nas bicicletas de velocidade ou de corrida

Com essas medidas, em qualquer um dos dois modelos, é possível conhecer qual é o ideal para cada usuário.

Como medir o usuário

Para conhecer o tamanho adequado para cada usuário, é importante poder tomar as medidas corporais, embora não exista uma regra exata e as fronteiras sejam muito permeáveis, muitas vezes vinculadas ao estilo de condução da bicicleta e ao tipo de uso.

Tomando como referência a altura total do ciclista, há uma tabela que se aproxima bastante tanto para bicicletas de estrada quanto para mountain bikes:

  • Altura do ciclista entre 1,55 m e 1,64 m: quadros entre 13 e 14 polegadas ou tamanho XS
  • Altura do ciclista entre 1,65 m e 1,71m: quadros entre 15 e 16 polegadas ou tamanho S
  • Altura do ciclista entre 1,72 m e 1,76 m: quadros entre 17 e 18 polegadas ou tamanho M
  • Altura do ciclista entre 1,77 m e 1,82 m: quadros de 19 polegadas ou tamanho L
  • Altura do ciclista entre 1,83 m e 1,90 m: quadros de 21 polegadas ou tamanho XL
  • Altura do ciclista mais de 1,90 m: quadros de 23 polegadas ou mais ou tamanho XXL

É importante ressaltar que estas medidas são aproximadas e a melhor maneira de esclarecer as dúvidas é experimentando as diferentes opções até encontrar a que melhor se adapta a cada um.

O alcance, uma medida que passa despercebida

Embora esteja relacionado à medida do quadro e ao tamanho, existe uma medida importante chamada alcance.

O alcance é a distância entre o selim e o guidão, ou também pode ser resumido como o comprimento do tubo superior do quadro.

Esta medida é a que determina o quanto o ciclista terá que se inclinar ao pedalar. E aqui entram em jogo o gosto, o conforto, a necessidade esportiva, entre outros.

Um alcance pequeno representa uma posição curta e confortável, já que o usuário ficará mais ereto. Isso é ideal para um passeio ou para ir ao trabalho, mas não para uma competição de velocidade.

Por outro lado, um alcance amplo representa uma posição estendida do corpo, que se traduz em uma condução mais agressiva e proativa, ideal para competir.

Pequenos conselhos para a maioria dos ciclistas

Para aqueles que praticam o esporte de forma profissional ou de alto desempenho, essas dicas serão mais do que claras desde a compra de sua primeira bicicleta.

Mas para aqueles que estão apenas começando na atividade e o fazem de forma amadora ou recreativa, ou para aqueles que estão pensando em começar, é possível que as recomendações sejam analisáveis.

Em primeiro lugar, não se deixe levar pela enorme quantidade de informações sobre as medidas das bicicletas. Com o uso da tabela de altura do usuário e tamanho da bicicleta será mais do que suficiente.

Em segundo lugar, poder fazer um teste com uma bicicleta emprestada ou ir à loja e dar uma volta. Dessa forma, as dúvidas sobre o tamanho correto são esclarecidas.

Por fim, reconhecer realmente qual será o uso diário. Se é uma bicicleta para ir ao trabalho, para dar uma volta no fim de semana, ou para se introduzir no esporte com algum objetivo maior. Isso determinará qual modelo se ajusta melhor a essas necessidades.

Conclusões

Como vimos, conhecer as medidas do quadro da bicicleta é importante e é responsável por ter uma experiência confortável e prazerosa em cima dela.

Escolher o tamanho adequado pode evitar lesões indesejadas, e acima de tudo, um bom desempenho na hora de realizar esta prática tão divertida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *